Friday, July 29, 2011

Sarau da Ponte: ZAPoetando!

Palavras que não são ao vento.
Mas que estão em movimento.
Poetas urbanos.
Humanos.
Gente que tem o que dizer .
Gente como eu, como você.
Está inaugurada a zona autônoma da palavra!
1,2,3 ZAAAAAAAAAAAAAAP!

ZAP! Zona Autônoma da Palavra é a primeira noite de "Poetry Slam" (campeonato de poesia) do Brasil. Acontece toda segunda quinta-feira do mês na sede do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos-Teatro Hip Hop.
É um espaço dedicado a poesia falada, ágora livre, fresta no tempo onde a
diversidade é convidada de honra e a celebração da palavra o principal objetivo.
A cada encontro, pessoas das mais diferentes idades, profissões, visões de mundo, anseios e crenças reúnem-se para compartilhar palavras, idéias, experiências e pontos de vista. Em meio a polifônica e barulhenta São Paulo, uma suspensão no tempo-espaço. Silêncio. Todos param para ouvir, ver e sentir:
POESIA
A entrada é livre, é só chegar. A noite começa com a projeção de filmes às 19h. Em seguida às 20h tem início o “Microfone Aberto”, onde podem ser declamadas (ou lidas) poesias e textos tanto autorais como de outros autores. Às 21h começa o jogo entre os poetas, o
Slam! Qualquer pessoa pode participar tanto do “Microfone Aberto” quanto do "Slam". É só chegar e se inscrever na hora!

Regras do Slam:


1) Um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta (podem ser lidos)

2) Sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical.

3) Os poemas devem ter no máximo 3 minutos (ou menos) mais 10 segundos de bônus. Após esse tempo a cada 10 segundos excedidos 1 ponto é descontado.

Um júri formado por cinco pessoas, sorteadas ou escolhidas na hora pelo apresentador (host/mc) entre o público, atribui uma nota após cada poema numa escala de 0.0 a 10.0, podendo haver notas quebradas (por ex:7,8 ou 9,6....). Além do conteúdo do texto o júri deve estar atento a maneira como ele é apresentado.
O que os jurados julgam: Forma + conteúdo, inspiração poética +performance.
A nota mais alta e a mais baixa são retiradas. Um assistente (no ZAP! o "Zapitágoras") faz as “médias” e as notas são marcadas em um quadro (pela nossa black patinadora- a "Xuxu" ) onde todos possam ver.
São três rodadas, portanto quem quer participar do Slam deve levar 3 poemas diferentes "na manga".Todos os poetas inscritos participam da primeira rodada. As melhores notas participam da segunda e assim por diante até a terceira e última, onde é eleito o "Zapeão" da noite.
O "Zapeão" da noite leva pra casa um prêmio cultural: livros!!!livros!!!livros!!! além de cds e dvds!

No comments: