Monday, November 14, 2011

Arte-Cartaz: Victor Meira


Eis que chega à 3a. edição a trilogia-piloto do Sarau da Ponte, uma "Jam" entre alguns dos saraus mais expressivos da cidade de SP.
Em julho, abrimos os trabalhos com Elo da Corrente, Brasa, ZAP e Sarau do Burro.
Seguimos em setembro com Suburbano, Pavio da Cultura e Binho.
Pra fechar os trabalhos, nessa 1a. etapa, chegam junto no rolê os parceiros dos saraus Ademar, Mesquiteiros e Vila Fundão.
Máximo respeito e satisfação nessa caminhada sem fronteiras, leste, oeste, norte e sul...


Vamo que vamo!



Sunday, November 13, 2011

Mesquiteiros: Todos por todos! Sarau da Ponte 3.


SOBRE O SARAU DOS MESQUITEIROS

O Sarau dos Mesquiteiros é uma atividade artística e cultural que acontece todo último sábado de cada mês, entre as 17hs e 21hs, nas dependências da Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita, localizada no Jardim Verônia, Ermelino Matarazzo, Zona Leste da cidade.

Poesia, música, teatro, dança, cinema além das artes plásticas são as linguagens desenvolvidas ao longo do sarau, que é totalmente organizado por jovens da escola e da comunidade e tem como inspiração os já tradicionais saraus desenvolvidos nas periferias de São Paulo, com o diferencial de ser feito dentro de uma escola pública.

QUEM NÓS SOMOS?

Mesquiteiros é um grupo artístico surgido em 2009 formado por jovens e adolescentes de Ermelino Matarazzo que tem como objetivo incentivar, difundir, promover e problematizar a cultura da periferia a partir da EE Jornalista Francisco Mesquita. Para isso, realiza oficinas de literatura e teatro, encontros com escritores, criação de espetáculos lítero-teatrais, saraus, além do desenvolvimento do selo editorial Um Por Todos, que edita, produz e divulga a produção de seus integrantes e colaboradores.

HISTÓRICO – Literatura (é) Possível

O grupo tem sua origem no projeto Literatura (é) Possível, trabalho artístico e pedagógico desenvolvido há cinco anos na EE Mesquita e que tem como finalidade a valorização da leitura, escrita e a criação artística através da literatura, principalmente a periférica. Para isso, utiliza-se de várias outras linguagens como o teatro, a música, fotografia, cinema entre outros (contemplado nos anos de 2010 e 2011 pelo programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).

QUER SABER MAIS? VISITE NOSSO BLOG:

www.mesquiteiros.blogspot.com

MESQUITEIROS

UM POR TODOS, TODOS POR UM

Integrantes: Amanda Djoy, Bianca Moreira, Bruna Cunha, Daniel Santoro, Gabryella Letícia, Gabriela Maria, Graziela Cristina, Jéssica Queiroz, Josiane dos Santos, Mayra Jóia, Marcelo Castro, Rodrigo Ciríaco, Samuel Cecio e Tayná Castro.

Literatura (é) Possível

Coordenação Pedagógica: Rodrigo Ciríaco

Equipe Técnica/Administrativa: Jéssica Queiroz, Mayra Jóia.

Apoio:

EE Jornalista Francisco Mesquita

Programa VAI – Secretaria Municipal de Cultura

Ponte: pra lá da Ademar!


O coletivo SARAU DA ADEMAR é um movimento literário, iniciado em setembro de 2008, sem fins lucrativos e que busca o desenvolvimento sócio-cultural através da literatura, música, poesia, artes gráficas, plásticas, cinema, debates, teatro e a arte periférica em geral. O grupo tem como base principal de sua existência a cultura do povo no bairro Cidade Ademar e regiões vizinhas.
O Sarau da Ademar sempre caminhou rumo ao norte da consciência social cuja premissa é trabalhar para que o povo conquiste os meios necessários para produzir e consumir sua própria arte, já que a arte sempre foi negada aos que moram distantes do centro e dos aparelhos culturais.
A cada nova edição, reafirmamos que as esquinas periféricas também são repletas de beleza e poesia e que a comunidade pode, sim, requerer a palavra, que é dela e de todos. A palavra que é o poder do povo, o poder PARA O POVO e a arte habita suas entranhas.
As principais atividades desenvolvidas no decorrer desses dois anos e quatro meses pelo coletivo são:
· Saraus permanentes - a cada segundo domingo do mês;
· Projeto Dahun Otitó - (Falar a verdade em yorubá) oficinas, intervenções artísticas e saraus na EE Martins Pena;
· Cine Buteco - filmes exibidos em bares da região, com o intuito de gerar o debate sobre inúmeros assuntos, geralmente temas do cotidiano e que visam ampliar o conhecimento da população carente dessa linguagem no bairro.
A cada edição do Sarau da Ademar um tema é abordado. O coletivo se encontra em reuniões de trabalho semanais, ocasiões nas quais são discutidos, em pé de igualdade, os saraus temáticos e a divisão de tarefas, necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns temas abordados pelo coletivo nos últimos tempos: preservação do meio ambiente, identidade periférica (reconhecer-se como periférico e refletir sobre a importância o que essa identidade representa no contexto social), sarau preto no branco (questão racial), sarau da mulher (o papel da mulher sociedade, a violência contra a mulher, a gravidez na adolescência dentre outras questões pertinentes a essa discussão), literatura, abolição da escravatura, música (estilos regionais, internacionais, populares e eruditos), folclore (a forma lúdica de contar nossas estórias).