Monday, January 27, 2014

Clipe poético ‘Miniatura’ traça paralelo entre fases da vida

Obra  contextualiza poema de Victor Rodrigues, do livro ‘Praga de Poeta’

Com locais que variam entre a casa da avó, ruas da zona Leste de São Paulo, do Centro e da Vila Madalena, escritores como Caco Pontes, Rodrigo Ciríaco e Juliana Bernardo entram em cena no clipe poético ‘Miniatura’, do poeta Victor Rodrigues.

Criado em 2013, o material audiovisual teve direção e produção do coletivo Mundo em Foco e edição de Rodrigo Sousa e Sousa, que também integra o coletivo. A produção de áudio ficou por conta de Silvera e tudo foi acompanhado pelo próprio autor, que também aparece em várias cenas da montagem, que é parte do projeto Praga de Poeta e engloba publicação de poesias, um livro em três volumes, videoclipes, trabalhos com spoken word e intervenções urbanas.

Com esse trabalho, Victor Rodrigues procura se inserir no audiovisual e no spoken word, explorando as possibilidades multimídia de se fazer poesia, para que a obra seja capaz de se expandir além do livro e dos saraus. O clipe remete à cenas da infância e traça um paralelo entre os períodos da vida e a ‘perda’ da magia.

“A ideia vem desde a concepção do livro, em 2012, e foi colocada em prática a partir de setembro de 2013. Daí em diante foram quase três meses de trabalho entre discussão do roteiro, cenário e elenco. O elenco é formado por amigos, familiares e parceiros do circuito de saraus, também escritores e tivemos ainda espaço cedido pelo parceiro Berimba de Jesus”, comenta o escritor e autor do clipe.

Sobre o autor: 
Victor Rodrigues é poeta da Zona Leste de São Paulo, autor do projeto Praga de Poeta e ‘Miniatura’ é o primeiro roteiro executado de um projeto que envolve uma série de vídeos de poemas e contos, tanto autorais quanto de outros parceiros.

Assista ao clipe: