Saturday, May 12, 2012

Sarau da Ponte, 13/05

Explorando o conceito de ponte, que é uma construção com objetivo de transpor um obstáculo para estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza, o projeto visa realizar encontros e ser uma continuidade com a produção de saraus da cidade e de outros estados, para além dos obstáculos da distância social, cultural, geográfica e educacional. Com os saraus Bem Black (Coletivo Blackitude - BA) e Família Trindade (Homenagem a Solano), com a participação de Marcelino Freire e lançamentos editoriais do Selo EDITH. Curadoria de Caco Pontes e Berimba de Jesus. Sala de Convivência/Térreo. Inscrições para participação no local. 



Domingo, 13 de maio, às 17h

SESC Pinheiros 

Rua Paes Leme, 195, Pinheiros - São Paulo, SP
*Próx. Estação Metrô Faria Lima 



CONECTE-SE-NOS




Thursday, May 10, 2012

Récita na Biblioteca, 12/05!

O Coletivo Poesia Maloqueirista, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, realiza mensalmente na Biblioteca Camila Cerqueira César a Récita Maloqueirista, dentro do projeto "Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de SP".




Com o objetivo de ampliar o diálogo dentro da literatura contemporânea, o coletivo traz todo mês à biblioteca um convidado para dar um workshop; desta vez receberemos o baiano Nelson Maca, do Sarau Bem Black - Coletivo Blackitude / UCSal. 

Se liguem no Workshop que antecede o Sarau:

Letras na Encruzilhada: alguns aspectos da Poesia Negra 

O workshop pretende apresentar alguns aspectos que conformam a chamada Literatura Negra e experimentar seu uso prático como fundo ideológico e superfície expressiva da Poesia, com recortes na escrita e na oralidade urbana. Propondo o conceito geral de Literatura Divergente, o curso busca apontar as Identidades e Diferenças que demarcam a existência de uma poética que se pretende historicamente desviante e etnicamente localizada. Do estabelecimento do “eu” do Século XIX à construção do “nós” atual, serão percorridas algumas Encruzilhadas que estabelecem e fazem circular o texto negro no Brasil hoje. Para tanto, serão observadas experiências literárias que rompem com a concepção tradicional de Beleza e inaugura uma relação com a musicalidade afro num hibridismo de difícil esgotamento. 

Sábado, 12 de Maio, às 14h 


Biblioteca Camila Cerqueira César 
Entrada Franca e Livre
Rua Waldemar Sanches, 41
Butantã - São Paulo, SP

Wednesday, May 09, 2012

Apresentação PoéticaÓtica no ZAP, 10/05!




PoéticaÓtica
espetáculo_multimídia_poesia_performance_audiovisual

Da união entre integrantes dos coletivos Barulho.Org e Poesia Maloqueirista, nasce a PoéticaÓtica, onde a relação com a grand metrópole, seu caos inerente e arquitetura, dialogam com a influência cultural da miscigenação, o urbano e o popular, texturas, sonoridades, imagens, palavras, corpo. Eletrônico e orgânico na mesma frequência, em harmonia com a intervenção e a performance.

Criação Coletiva de: Alessandra Vilhena, Aline Binns, Arthur Boniconte, Berimba de Jesus, Caco Pontes, Flávio Gondim de Castro, Gabriel Santos, Geórgia Martins e Piero Pucci Falgetano. 


*Projeto contemplado pelo Edital Primeiras Obras, do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. 


CONECTE-SE-NOS




Poéticaótica no Sarau Vila Fundão!

Capão Redondo, 29/03/2012








Fotos: Maik Etaks


Tuesday, May 08, 2012

Veia e Ventania!

1a. edição da Récita Maloqueirista na Biblioteca Camila Cerqueira César, em 14/04, com Workshop de abertura da convidada especial Roberta Estrela D´Alva e participação de integrantes do grupo carioca Ratos Di Versos. A próxima edição será sábado agora, dia 12 e receberá Nelson Maca, do Coletivo Blackitude, diretamente da Bahia, falando sobre Literatura Negra.

A autora que nomeia o espaço

 Roda, concentração, exercícios de poesia falada

 Amigos de São José e RJ

 Maloqueiristas olho-no-olho

 poeta calhorda bem resolvido

 Nova geração da leitura: Lorena

 Dudu Pererê carnavalizando versos

 Aline Binns expandindo

 Ratalice

 Roberta Estrela D´Alva orientando o Spoken Word