Thursday, December 01, 2011

Experimento Prosótypo no CICAS!

Saudações, nação tupy!

Com muita satisfação chegamos aqui nessas ondas pra convidar geral à comparecer no CICAS, vila sabrina, lado norte de são paulo, domingão 04/12, pro lançamento do filme "Eu Coloro", do mano Humberto Fonseca, mesmo responsável pelo doc. Prosa Maloqueirista.

Atividades rolando o dia todo, com direito a almoço comunitário!

Após a exibição do filme, as 19h, faremos show do Experimento Prosótypo, fechando os trabalhos do dia.

Tudo na faixa, não percam essa, vamo firmá o ponto!

Abraços,
Mqs.


EuCor Reprime Brasil
apresenta:

Teaser oficial: "Eucoloro" (A Cidade Limpa Contra a Arte de Grafiteiros)
http://www.youtube.com/watch?v=q8qMQOB_sXw

Lançamento: Dia 04 de Dezembro, de 2011

Local: CICAS
(Centro Independente de Cultura Alternativa e Social)
End: Av. do Poeta, 740, Jardim Julieta, São Paulo - SP


--

Poesia Maloqueirista:



YouTube

Monday, November 14, 2011

Arte-Cartaz: Victor Meira


Eis que chega à 3a. edição a trilogia-piloto do Sarau da Ponte, uma "Jam" entre alguns dos saraus mais expressivos da cidade de SP.
Em julho, abrimos os trabalhos com Elo da Corrente, Brasa, ZAP e Sarau do Burro.
Seguimos em setembro com Suburbano, Pavio da Cultura e Binho.
Pra fechar os trabalhos, nessa 1a. etapa, chegam junto no rolê os parceiros dos saraus Ademar, Mesquiteiros e Vila Fundão.
Máximo respeito e satisfação nessa caminhada sem fronteiras, leste, oeste, norte e sul...


Vamo que vamo!



Sunday, November 13, 2011

Mesquiteiros: Todos por todos! Sarau da Ponte 3.


SOBRE O SARAU DOS MESQUITEIROS

O Sarau dos Mesquiteiros é uma atividade artística e cultural que acontece todo último sábado de cada mês, entre as 17hs e 21hs, nas dependências da Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita, localizada no Jardim Verônia, Ermelino Matarazzo, Zona Leste da cidade.

Poesia, música, teatro, dança, cinema além das artes plásticas são as linguagens desenvolvidas ao longo do sarau, que é totalmente organizado por jovens da escola e da comunidade e tem como inspiração os já tradicionais saraus desenvolvidos nas periferias de São Paulo, com o diferencial de ser feito dentro de uma escola pública.

QUEM NÓS SOMOS?

Mesquiteiros é um grupo artístico surgido em 2009 formado por jovens e adolescentes de Ermelino Matarazzo que tem como objetivo incentivar, difundir, promover e problematizar a cultura da periferia a partir da EE Jornalista Francisco Mesquita. Para isso, realiza oficinas de literatura e teatro, encontros com escritores, criação de espetáculos lítero-teatrais, saraus, além do desenvolvimento do selo editorial Um Por Todos, que edita, produz e divulga a produção de seus integrantes e colaboradores.

HISTÓRICO – Literatura (é) Possível

O grupo tem sua origem no projeto Literatura (é) Possível, trabalho artístico e pedagógico desenvolvido há cinco anos na EE Mesquita e que tem como finalidade a valorização da leitura, escrita e a criação artística através da literatura, principalmente a periférica. Para isso, utiliza-se de várias outras linguagens como o teatro, a música, fotografia, cinema entre outros (contemplado nos anos de 2010 e 2011 pelo programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).

QUER SABER MAIS? VISITE NOSSO BLOG:

www.mesquiteiros.blogspot.com

MESQUITEIROS

UM POR TODOS, TODOS POR UM

Integrantes: Amanda Djoy, Bianca Moreira, Bruna Cunha, Daniel Santoro, Gabryella Letícia, Gabriela Maria, Graziela Cristina, Jéssica Queiroz, Josiane dos Santos, Mayra Jóia, Marcelo Castro, Rodrigo Ciríaco, Samuel Cecio e Tayná Castro.

Literatura (é) Possível

Coordenação Pedagógica: Rodrigo Ciríaco

Equipe Técnica/Administrativa: Jéssica Queiroz, Mayra Jóia.

Apoio:

EE Jornalista Francisco Mesquita

Programa VAI – Secretaria Municipal de Cultura

Ponte: pra lá da Ademar!


O coletivo SARAU DA ADEMAR é um movimento literário, iniciado em setembro de 2008, sem fins lucrativos e que busca o desenvolvimento sócio-cultural através da literatura, música, poesia, artes gráficas, plásticas, cinema, debates, teatro e a arte periférica em geral. O grupo tem como base principal de sua existência a cultura do povo no bairro Cidade Ademar e regiões vizinhas.
O Sarau da Ademar sempre caminhou rumo ao norte da consciência social cuja premissa é trabalhar para que o povo conquiste os meios necessários para produzir e consumir sua própria arte, já que a arte sempre foi negada aos que moram distantes do centro e dos aparelhos culturais.
A cada nova edição, reafirmamos que as esquinas periféricas também são repletas de beleza e poesia e que a comunidade pode, sim, requerer a palavra, que é dela e de todos. A palavra que é o poder do povo, o poder PARA O POVO e a arte habita suas entranhas.
As principais atividades desenvolvidas no decorrer desses dois anos e quatro meses pelo coletivo são:
· Saraus permanentes - a cada segundo domingo do mês;
· Projeto Dahun Otitó - (Falar a verdade em yorubá) oficinas, intervenções artísticas e saraus na EE Martins Pena;
· Cine Buteco - filmes exibidos em bares da região, com o intuito de gerar o debate sobre inúmeros assuntos, geralmente temas do cotidiano e que visam ampliar o conhecimento da população carente dessa linguagem no bairro.
A cada edição do Sarau da Ademar um tema é abordado. O coletivo se encontra em reuniões de trabalho semanais, ocasiões nas quais são discutidos, em pé de igualdade, os saraus temáticos e a divisão de tarefas, necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns temas abordados pelo coletivo nos últimos tempos: preservação do meio ambiente, identidade periférica (reconhecer-se como periférico e refletir sobre a importância o que essa identidade representa no contexto social), sarau preto no branco (questão racial), sarau da mulher (o papel da mulher sociedade, a violência contra a mulher, a gravidez na adolescência dentre outras questões pertinentes a essa discussão), literatura, abolição da escravatura, música (estilos regionais, internacionais, populares e eruditos), folclore (a forma lúdica de contar nossas estórias).


Tuesday, November 08, 2011

Sarau da Ponte, 15/11: Salve a Vila Fundão!


O Sarau Vila Fundão nasce em 2009 com a perspectiva de se inserir no movimento de saraus já existentes porém com o olhar mais focado e comprometido com as lutas populares no Brasil e na América Latina.
Desde o seu nascimento, é marca importante do espaço que fomos construindo a politização: Para nós a poesia é Luta e a Luta é poesia. A arte tem de estar, como dizia Solano Trindade, a serviço do povo, tem de "devolver-lhe em forma de arte" a inspiração que nele encontra.
Hoje, após dois anos de saraus semanais, podemos afirmar e nos orgulhar do fato de que o Sarau Vila Fundão não é apenas parte do movimento de cultura periférica mas é, talvez principalmente, ferramenta de luta e organização. Se insere no movimento Luta Popular como também atua e fortalece todas as iniciativas de mobilização do povo com vistas a um mundo melhor, uma vida mais digna, uma periferia que esteja de pé, nunca de joelhos frente aos poderosos.

Wednesday, October 26, 2011

Friday, October 14, 2011

Astronartas Libertados!

Nossa banda, Experimento Prosótypo, foi convidada à participar de um projeto muito bacana, denominado Outras Noites em 2011, envolvendo diversos artistas do cenário musical contemporâneo, homenageando a era dos festivais da canção, e nós, ficamos incumbidos de fazer releituras d` Os Mutantes, pedra dí responsa!
O primeiro show é sábado agora, no TAPAS CLUB, a partir das 23h. Quem enviar nome pra entrar na lista de desconto, até as 17h, só paga R$10. (projetooutrasnoitesem2011@gmail.com).

E o bacana é que será dose tripla, pois também terá show do Projeto da Mata, representando Jorge Ben, e discotecagem do DJ Dante Rui, esquentando a pista.

Se acheguem!


*O Experimento Prosótypo é uma banda performática, vertente musical do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta a adequação sonora da poesia falada a diversos ritmos musicais, dialogando com elementos cênicos que transitam entre teatro, dança contemporânea e intervenção urbana. Passeia por influências que vão do blues, rock, jazz e funk, ao miami bass, samba, ska e ragga, numa proposta dinâmica e fluida.


Saturday, September 24, 2011

Outras Margens II

O ciclo "Outras Margens" volta à Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em sua 2ª edição, ampliando o diálogo e a reflexão sobre a contracultura nos meios de produção poética contemporânea, reconhecendo também a influência de gerações anteriores. No decorrer do mês ocorrerão atividades como debate, videoinstalação, performance, sarau e show, como parte da programação do projeto "Mês da Cultura Independente". Curadoria dos poetas Berimba de Jesus e Caco Pontes, integrantes do coletivo "Poesia Maloqueirista".

O Mês da Cultura Independente acontece em diversos equipamentos culturais da Secretaria Municipal da Cultura. A programação completa pode ser acessada no site www.cultura.prefeitura.sp.gov.br


Confira abaixo a programação na biblioteca Alceu Amoroso Lima:


23 de setembro às 19h:

(H)á Margem? – Os limites entre classe social e vitrine da produção criativa
Com Joannes Silva, Nicolas Behr e Sérgio Vaz. Mediação de Paloma Kliss

A produção criativa de poesia e literatura, desde a geração mimeógrafo até a geração fotocópia e periférica, sempre se deparou com as dificuldades do mercado editorial, fosse o autor de poder aquisitivo ou de dificuldade financeira. Quais as possíveis semelhanças entre ambos, ou não há equivalência devido ao fator monetário? Após o debate haverá o Sarau do Binho.

Sarau do Binho
Há sete anos, tradicionalmente às segundas, o Sarau do Binho reúne poetas, artistas, professores, estudantes e toda comunidade do Campo Limpo, zona sul da periferia de São Paulo. Os participantes são convidados a expressar suas ideias por meio de diversas linguagens artísticas como poesia, música, teatro e artes visuais.


24 de setembro às 19h:

Performance: Na contramão
A atriz e escritora Dani Smith apresenta solo com adaptação cênica de sua crônica urbana "Na contramão", abordando poeticamente sentimentos e reflexões que permeiam a polifônia e o caos da metrópole.

Show "Contra Cult: Ruralistas"
Participação: Nicolas Behr e Giovani Baffô
As bandas Experimento Prosótypo & Na Sala do Sino são da mesma geração, com estilos diferentes e características comuns, se apresentarão juntas no palco, confluindo para uma Jam Session ao final do espetáculo.

Experimento Prosótypo
O Experimento Prosótypo é uma banda performática, vertente musical do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta a adequação sonora da poesia falada a diversos ritmos musicais, dialogando com elementos cênicos que transitam entre teatro, dança contemporânea e intervenção urbana. Passeia por influências que vão do blues, jazz e funk, ao miami bass, rock, samba, ska e ragga, numa proposta dinâmica e fluida.

Na Sala do Sino
A banda Na sala do Sino faz parte do contexto da música e da cultura independente. Fortemente atuante no cenário carioca, tendo a música como base, apropria-se de diversas linguagens artísticas para criar uma nova forma de interação cultural, na qual o valor está no intercâmbio direto com pessoas de classes e faixas etárias distintas.


Foto: Victor Herege

Experimento Prosótypo, banda performática da Poesia Maloqueirista.
Da esq. p/dir: Teo Garfunkel, Caco Pontes, Aline Binns, Berimba de Jesus e Guima Mendonça.


Videoinstalação: Desmargi_nada
Realização: coletivo Overlei

O público terá contato com a videoinstalação através de televisores antigos espalhados pelo espaço, estabelecendo uma relação sensorial com a linguagem poética. Os vídeos serão baseados em poemas de autores cuja trajetória dialogam com movimentos contraculturalistas: Ademir Assunção, Aline Binns, Berimba de Jesus, Caco Pontes, Celso Borges, Celso de Alencar, Giovani Baffô, Glauco Mattoso, Heyk Pimenta, Mia Vieira, Nicolas Behr, Renato Limão, Sérgio Luiz Dias e Sonia Pereira


30 de setembro às 19h:

Poesia de Rua: Na contramão da margem?
Com Analu Andriguetti, Marco Pezão e Tiago Mine. Mediação de Heyk Pimenta

A poesia de rua resiste, nestas últimas décadas, através de poetas que divulgam seus trabalhos publicados de mão-em-mão ou oralmente em centros urbanos, espaços culturais, feiras e eventos voltados à literatura. Mesmo alcançando o público que transita por estes espaços, mas que não necessariamente consumiriam livros de poesia em prateleiras de livraria, seria possível reconhecer a existência de uma produção de qualidade neste segmento? O que é o poeta de rua? Um camelô literário, um artista procurando seu espaço? Ou uma linha marginal que já foi engolida pelos modos do sistema?


Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel. 11 3082-5023
bmalceualima@yahoo.com.br

Thursday, September 22, 2011

6 ANOS DO CAOS CULTURAL!

*ARTE-CARTAZ: ROMULO ALEXIS


Senhoras e Senhores, com muita honra, alegria e em tempo:
O coletivo Poesia Maloqueirista realizará edição especial de aniversário de 6 anos do seu tradicional evento multiarte C.A.I-MAL, no Espaço Zé Presidente, completando mais uma primavera deste que já resistiu por muitos carnavais. Viva Vaia! (mas vaia de bebum num vale...) Tudo isto um bom pre-texto pra interagir como festa do ciclo Outras Margens, que chega à 2a. edição, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Então, para abrir os trabalhos, sexta próxima, 23/09, rola a primeira atividade na biblioteca, a partir das 19h, com debate entre Sérgio Vaz, Nicolas Behr e Joannes Silva, com mediação de Paloma Kliss, seguido de edição especial do Sarau do Binho. Tudo isto até umas 22h. Em seguida, seguimos para celebrar no Centro de Ação In-forMAL noite adentro, para sábado retornarmos à biblioteca, mas na sequência segue a programação detalhada. Aqui, C.A.I-MAL!

V.A.I.A / C.A.I-MAL

Versos Atônitos Integrados em Alpha
Centro de Ação In-forMAL
...
Espaço de proposição do caos cultural
INFORMAÇÃOENTRETENIMENTOCOESOSUBLIMINARPÓSCONTEMPORÂNEO

- poesia, música, performances, contracultura, possibilidades -

Frequências Sonoras: EXPERIMENTO PROSOTYPO / NA SALA DO SINO (RJ)
Falatório Literário: JORGE VAZ NANDE, SINHÁ, NICOLAS BEHR
Tubo de Ensaio: PRELÚDIO AOS LAÇOS EFÊMEROS (MARCELLE DARDENNE)

InstalAÇÃO: PRÉ-ESTREIA DESMARGI_NADA [COLETIVO OVERLEI]

Curtas: BRAXÍLIA / HOTEL TROMBOSE / MEI QUE EM OFF - EDIÇÕES & ALTERNATIVAS

Na pista: DON CACO & BAFFÔ (DISCOTECAGEM MALOQUEIRA VARIADA)

Realização: POESIA MALOQUEIRISTA

23/09 - 23hs
Entrada: R$10 até 0h
Após - R$15
informações: 11 2894.8546
http://zepresidente.com.br/


DIVERSÃO GARANTIDA OU SUA TELEVISÃO DE VOLTA!


Friday, September 16, 2011

Estreia: Poética Ótica! Maloqueiristas + Barulho.Org


Entre shows de Buguinha Dub, Bnegão, Naná Vasconcelos e Lenine. Vai vendo, no meio de quem estaremos... por essa não se esperava!

Wednesday, September 14, 2011



EXPERIÊNCIAS POÉTICAS INUSITADAS 0
SESC Consolação

Inspirado no projeto Exploding Plastic Inevitable, idealizado pelo artista pop Andy Warhol em 1966, Experiências Poéticas Inusitadas propõe uma série de encontros com poetas, que apresentam seus trabalhos, unindo à poesia, performance e música.



Experimento Prosótypo

SESC Consolação
Dia(s) 15/09
Quinta, às 19h30.
O Experimento Prosótypo é uma banda performática, vertente musical do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta a adequação sonora da poesia falada à diversos ritmos musicais. Passeia por influências que vão do blues, jazz e funk, ao miami bass, rock, samba e ska, numa proposta dinâmica e fluida. Diversos temas são abordados nas performances, explorando universos que variam entre o lúdico e a crônica urbana, com pitadas de humor e misticismo. Formação: Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes (Vocais, poemas); Fadel Dabien (Guitarra), Guima Mendonça (Contrabaixo), Rômulo Alexis (Trompete) e Teo Garfunkel (bateria). Local: Convivência.


Livre para todos os públicos
Grátis



Thursday, September 08, 2011

Arte Cartaz: Victor Meira

Monday, September 05, 2011

Saturday, September 03, 2011

Sarau da Ponte 2: do Campo Limpo ao Largo da Batata!


Sarau do Binho


Há sete anos, tradicionalmente às segundas-feiras, o Sarau do Binho reúne poetas, artistas, professores, estudantes e toda comunidade do Campo Limpo, zona sul da periferia de São Paulo, onde os participantes expressam suas ideias por meio de diversas linguagens artísticas, como: poesia, música, teatro e artes visuais. Caracterizado pelo seu estilo libertário, é referência no cenário dos saraus da cidade de SP,desenvolvendo também outros projetos ousados como Caminhada Cultural Donde Miras e a Bicicloteca, uma bicicleta que funciona como biblioteca itinerante, ambos levando poesia ao povo, aonde ele estiver.


Thursday, September 01, 2011

Suburbano no Sarau da Ponte, 10/09 - SESC Pinheiros


Sarau Suburbano

Idealizado pelo escritor Alessandro Buzo, acontece na 2ª e 4ª terça-feira de cada mês na Livraria Suburbano Convicto no Bixiga (Rua 13 de Maio, 70 – 2º and). Esporadicamente no Itaim Paulista (extremo leste de SP) e em eventos especiais como Circuíto SESC de Artes 2010, Feira do Livro de Canoas-RS e VIRADA CULTURAL. A apresentação fica por conta de Alessandro Buzo e Tubarão Du Lixo. O Sarau Suburbano acontece desde 04 de Maio de 2010, antes a organização (Suburbano Convicto Produções) fechava o evento intitulado “Encontro com o Autor” com poesias, mas oficialmente o sarau faz aniversário dia 04 de Maio.

Monday, August 29, 2011

Sarau da Ponte, 2a. edição - 10/09!

Vai se aproximando a 2a. edição do Sarau da Ponte - no SESC Pinheiros - que tem como proposta a reunião de alguns dos Saraus mais expressivos da cidade de SP, em formato Jam Session, experimentando a mistura de estilos e características, marcando as peculiaridades de cada movimento. Com vocês:

Sarau Pavio da Cultura


Quando foi criado: maio de 2005
Quem criou: O escritor Sacolinha
Com que objetivo: Divulgar o trabalho dos escritores de Suzano e Região, além de promover o intercâmbio entre as áreas artísticas.
O que tem: Recital de poesias, cordel, leitura dramática, repente, teatro, música, cinema e dança, sorteio de livros e revistas e surpresas.
Dinâmica e realização: Acontece todo sábado em um centro cultural da cidade de Suzano, e no segundo sábado do mês há o tradicional que ocorre no centro. A entrada é gratuita e é aberto a todas as idades. Os interessados em se apresentar devem chegar com 30 minutos de antecedência.
Nos três primeiros anos o Pavio da Cultura era realizado somente pela Prefeitura de Suzano, a partir do 4º ano a Associação Cultural Literatura no Brasil entrou como parceira do projeto. Em todos os anos de realização desse sarau o escritor Sacolinha esteve à frente na organização.
O sarau tem seu diferencial porque em apenas duas horas ocorrem cerca de 50 apresentações dividas entre música, literatura, exibição de vídeos e artes cênicas.


Tuesday, August 23, 2011

Experimento Prosótypo - a volta dos que não foram e a ida dos que não iam









*ensaio fotográfico por victor herege

Friday, July 29, 2011

Geléia Geral!


*Os 20 primeiros inscritos poderão participar do evento, apresentando poemas autorais no microfone!

Sarau da Ponte: ZAPoetando!

Palavras que não são ao vento.
Mas que estão em movimento.
Poetas urbanos.
Humanos.
Gente que tem o que dizer .
Gente como eu, como você.
Está inaugurada a zona autônoma da palavra!
1,2,3 ZAAAAAAAAAAAAAAP!

ZAP! Zona Autônoma da Palavra é a primeira noite de "Poetry Slam" (campeonato de poesia) do Brasil. Acontece toda segunda quinta-feira do mês na sede do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos-Teatro Hip Hop.
É um espaço dedicado a poesia falada, ágora livre, fresta no tempo onde a
diversidade é convidada de honra e a celebração da palavra o principal objetivo.
A cada encontro, pessoas das mais diferentes idades, profissões, visões de mundo, anseios e crenças reúnem-se para compartilhar palavras, idéias, experiências e pontos de vista. Em meio a polifônica e barulhenta São Paulo, uma suspensão no tempo-espaço. Silêncio. Todos param para ouvir, ver e sentir:
POESIA
A entrada é livre, é só chegar. A noite começa com a projeção de filmes às 19h. Em seguida às 20h tem início o “Microfone Aberto”, onde podem ser declamadas (ou lidas) poesias e textos tanto autorais como de outros autores. Às 21h começa o jogo entre os poetas, o
Slam! Qualquer pessoa pode participar tanto do “Microfone Aberto” quanto do "Slam". É só chegar e se inscrever na hora!

Regras do Slam:


1) Um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta (podem ser lidos)

2) Sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical.

3) Os poemas devem ter no máximo 3 minutos (ou menos) mais 10 segundos de bônus. Após esse tempo a cada 10 segundos excedidos 1 ponto é descontado.

Um júri formado por cinco pessoas, sorteadas ou escolhidas na hora pelo apresentador (host/mc) entre o público, atribui uma nota após cada poema numa escala de 0.0 a 10.0, podendo haver notas quebradas (por ex:7,8 ou 9,6....). Além do conteúdo do texto o júri deve estar atento a maneira como ele é apresentado.
O que os jurados julgam: Forma + conteúdo, inspiração poética +performance.
A nota mais alta e a mais baixa são retiradas. Um assistente (no ZAP! o "Zapitágoras") faz as “médias” e as notas são marcadas em um quadro (pela nossa black patinadora- a "Xuxu" ) onde todos possam ver.
São três rodadas, portanto quem quer participar do Slam deve levar 3 poemas diferentes "na manga".Todos os poetas inscritos participam da primeira rodada. As melhores notas participam da segunda e assim por diante até a terceira e última, onde é eleito o "Zapeão" da noite.
O "Zapeão" da noite leva pra casa um prêmio cultural: livros!!!livros!!!livros!!! além de cds e dvds!

Sarau da Ponte: Bradando na Brasa!


Sarau poesia na brasa, criado em 05/07/2008, é um movimento cultural de periferia para a periferia. Tem o objetivo de produzir e divulgar a arte dentro da periferia e demais espaços onde se encontram os nossos irmãos e irmãs. Espaço de expressão dos periféricos. Discussão e reflexão sobre a periferia, porém é aberto a todos que queiram comungar da palavra. Desde de julho 2008 fazemos saraus regulares dentro de um bar (Bar do Cardoso e depois Bar do Carlita), também fazemos saraus dentro de escolas, UBSs, Unidades da Fundação Casa, Centros Culturais e em todos os espaços onde podemos trocar ideias e comungar da palavra. Ao longo dos nossos dois anos de existência lançamos 6 livros com autores (as), das periferias de São Paulo, principalmente da Vila Brasilândia, com exceção do livro histórico “Tambores da Noite” do grande poeta negro, Carlos de Assumpção. Nos nossos encontros quinzenais, os tambores e a oralidade são carros chefes na nossa comunhão, regatando assim, tradições milenares de nossos ancestrais. O Sarau Poesia na Brasa é parte integrante de um movimento de “Literatura Periférica” que acontece, principalmente, na periferias de São Paulo, nascemos seguindo o exemplo de outros saraus que acontecem pelas periferias paulistanas, como a Cooperifa, Sarau do Binho, Elo da Corrente, sem com tudo deixar de expressar nossa originalidade e independência no tocar dos nossos trabalhos assim como é em outros saraus. No Sarau Poesia na Brasa, todos e todas são bem vindos é só saber chegar, “...chega no miudinho, chega devagar...”

Sarau da Ponte: o Burro que tudo vê!

Na necessidade de um lugar que abrigasse um sarau livre, surgiu a ideia de misturar as artes de rua com poesia nas dependências do espaço coletivo 132. Tentando fazer um evento cultural simples e alternativo estreitando os laços entre arte e poesia, dividindo o mesmo local. Idealizado e executado o projeto Sarau do Burro, começando no inicio do ano de 2009.

O sarau do burro é um espaço para livre experimentação poética que mescla poesia e artes urbanas. Num ambiente anárquico e caótico como este, a proposta é a mais livre possível, não tem uma programação formal. Cada pessoa é livre pra mostrar suas poesias na hora que melhor convir. Impondo sua presença e cavando seu espaço, logo o sarau inibe mas libera. A programação aberta permite que os participantes formem o evento. Podendo ter num um grafitteiro fazendo sua arte ou uma dançarina de tribal fazendo sua performance lado a lado; isto tudo regado por música, poesia e arte, de preferência das vertentes mais urbanas, como rap, repente, trova e graffiti.

Toda primeira terça-feira do mês, na sede do Coletivo 132, localizado na rua Nilo, 132 – das 19:00 até as 22:00 horas.

A entrada e as palavras são francas.

Assista um pouco do que rolou:

vídeos: http://vimeo.com/26297316

http://vimeo.com/25642490

http://www.youtube.com/watch?v=QP3o-ITjJIg

fotos: http://www.flickr.com/photos/cibelle_moura/sets/72157622765090682/with/4087719739/

http://www.flickr.com/groups/1249172@N21/

Tuesday, July 26, 2011

Sarau da Ponte - cruzamentos:


O Sarau Elo da Corrente é realizado desde 2007, às quintas feiras (menos a ultima do mês), no bar do Santista, bairro de Pirituba. É um espaço de encontro comunitário pra celebrar a palavra e a produção literária oral e escrita. Realiza apresentações com a roda de poemas “ESCANCARANDO OS JURUBINS”. Nesse versado os poetas e poetisas apresentam um repertório lítero-musical, com poemas de autoria própria e declamando versos de referência da literatura de cordel, negra e periférica. 



"Por aí muito sinhô

Esses chamado doutô
Diz que nossa poesia
É limitada, um horrô

Pois eu digo que esses cabra
Que nunca pegou na enxada
Dizem que sabe de tudo

Mas num sabe é de nada...”

***

O Sarau Elo da Corrente está envolvido no piloto do projeto Sarau da Ponte, uma Jam Session - ou Geléia Geral - de eventos tradicionais de poesia da cidade, onde a cultura da oralidade se fundamenta. Esta 1a. edição acontecerá no SESC Pinheiros, sábado próximo a partir das 18h30.



Tuesday, July 19, 2011

SAI DA GAVETA! ... POESIA NÃO RIMA COM NAFTALINA

SESC Sorocaba
Dia(s) 27/07
Quarta, às 20h.
Projeto realizado mensalmente pelo SESC Sorocaba, com o apoio da Secretaria de Cultura por meio da Biblioteca Infantil Municipal. Um espaço que propõe a reunião e a troca de ideias entre aqueles que se interessam por poesia e literatura, com microfone aberto para o público escritor. Tire seus textos da gaveta e participe! Nesta edição, o projeto “Sai da gaveta!” apresenta a Récita Maloqueirista, um sarau organizado pelo Coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como foco a interação entre autores e artistas contemporâneos em geral, sendo a poesia e a literatura suas bases de linguagem, tanto na forma oral quanto visual e sonora. Este encontro possibilita a expressão de textos e performances, reunindo grande diversidade de estilos e conteúdos, ampliando o diálogo da literatura contemporânea no cotidiano do cidadão e evidenciando elementos da cultura urbana. Apresentação: Berimba de Jesus e Caco Pontes. Convidados: Aline Binns, Daniel Minchoni, Gabriel Nascimento, Giovani Baffô e Paloma Kliss. Local: Biblioteca Infantil Municipal Rua da Penha, 673 – Centro Capacidade: 150 lugares


Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis


Friday, July 01, 2011

Serralheria, 02/07!


Récita Maloqueirista
(microfone aberto)

SHOWS: Dinho Nascimento, Zinho Trindade e o Legado de Solano

GRAFITTI: 6EMEIA (São e Dela)

INTERVENÇÕES: Sistema Arrimo de VersaSom + De repente, visual (projeções)

LANÇAMENTO: Varal de Poemas, Vol.1 (Português/Espanhol/Catalão)

02/07 - 19h

R$5 até 21h
Após, R$10

*Os 11 primeiros poetas que chegarem, pra formar um time no sarau, não pagam!

Realização: Poesia Maloqueirista & SERRALHERIA | rua guaicurus, 857 - lapa (SP) :: www.escapeserralheria.org

Thursday, June 30, 2011

Off-FLIP 2011




CONVERSA DE BOTEQUIM no ZARATUSTRA BAR – Rua do Comércio, 308, Centro Histórico.

19h30 – Ovídio Poli Junior lê trechos de O caso do cavalo probo

19h45 – Bate-papo com José Mário dos Santos (organizador da Feira Literária Raul Pompeia) e a historiadora Ednéa do Marco Pascoal (mediação de Ovídio Poli Junior)

20h15 – Berimba de Jesus e Caco Pontes falam sobre os 10 anos do coletivo Poesia Maloqueirista e lançam Varal de Poemas, vol. 1 (Brasil/Espanha). Exibição do vídeo “Mei que em Off – Edições & Alternativas” (18 min).

21h – “Literatura e psicanálise”, com Maruza Bastos e Solange Jouvin

21h40 – Sessão de autógrafos

22h às 00h – Sarau Arte em Andamento.


Monday, June 27, 2011

Bar B apresenta: EKO & ARRIMO!

Friday, June 24, 2011

Bai Humberto Fonseca "Bebeto Cicas"








Lançamento Varal de Poemas - Sarau da Casa das Rosas

Fotos por Marco Pezão e Pri de Cássia


Berimba de Jesus e Carlos Felipe Moisés, no bate-papo inicial

Valéria Araújo, cumprindo a função de tecla SAP pra espanhol e catalão, ao vivo!

Daniel Minchoni, iapoi


Aline Binns e Ian Rudá

Contabilidade & Cachaça$

Equipe Varal de Poemas

Pezão e a trupe intercontinental, das ruas de SP pro mundo!


Ainda faltaram fotos do Sarau do Binho, Burro, Cooperifa e Cesta. Estamos fazendo um esforcinho pra postá-las em meio a atual demanda, mas de qualquer forma gostaríamos de agradecer com carinho a todos por nos receberem de coração aberto: sarau vila fundão, sarau do binho, sarau do burro, cooperifa, zap (zona autônoma da palavra), sarau da cesta e sarau da casa.

VALEU!

*O próximo lançamento do Varal de Poemas é dia 07/07 (cabalístico), no evento Conversa de Botequim, junto à programação do Off-FLIP 2011, em Paraty. Confiram!