Queridos amigos,
Este ano, o Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas, evento de minha curadoria, será dedicado à Cabanagem, insurreição popular ocorrida no Século XIX no Grão Pará, que segundo Caio Prado jr, “...é uma dos mais, senão o mais notável movimento popular do Brasil. É o único em que as camadas mais inferiores da população conseguem ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade.”
Participarão do evento, índios das três etnias amazonenses que participaram da Cabanagem: Daniel Munduruku, Juju Mura e Carlos Tiago Mawê, além do antropólogo Leandro Mahalem de Lima. Ecoando os espíritos revolucionários de seus ancestrais, eles hoje tecem poesia e prosa na literatura, outro campo de insurreição de ordens e gramáticas estabelecidas. Haverá muito poesia, música, leituras, idéias, dança e grafismo, livros e artesanato indígena.
http://ressurgenciaicamiaba.blogspot.com/
1 comment:
Nossa, maninhos, o blog de vocês está RADICAL! Só a visualização que não está muito boa. Obrigada pela divulgação do Sarau, de qualquer forma. beijos, Deborah
Post a Comment