Tuesday, December 22, 2009
Friday, December 18, 2009
CICAS Festivo!
Convidamos a todos e todas à comparecer ao encontro de coletivos, que ocorre este fim-de-semana no Cicas (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social). Com a participação de: Coletivo Cultural Poesia na Brasa, Elo da Corrente, Cicas, Comunidade Cultural Quilombaque, Poesia Maloqueirista, Sinfonia de Cães, entre outros. Apresentaremos um show com nosso projeto musical-performático Experimento Prosótypo, de cunho político-fanfarrão, seguidos de Fim do Silêncio da Comunidade Rasta, nossos parceiros da Família DRR (São Mateus prá vida) - E daí, comé quié? Fogo na bomba!... Só chegar.
Friday, December 11, 2009
Eixo + Enxada =
Eixada - do centro às beiradas. Capinando idéias que pululam e reagem contra a manipulação da máquina. É zombar remanejando a verba, dividindo o peso e somando num só corpo: o cooperativo. Simples e de respeito. Eixada.
.....Eixada pode ser marca, modelo, suco de fruta no palito, congelado, ali do lado leste, em algum outro norte, sem código de barra, já que é para reformular os meios de impressão, publicando em grande escala para o Brasilzão. Assim, busca-se fortalecer a resistência das formas de se expressar artisticamente. Daí a nossa visão: descentralização do eixo - uma nova possibilidade – link entre artistas de toda a massa nacional. Processo coletivo. Um selo. Eixada.
.....Aquém do mercado editorial. Disposição em fazer a própria distribuição em quaisquer espaços que sejam: bar, motel, mercearia, açougue, brechó, igreja, terreiro, baile, feira, farol, mão em mão... o que vale é deixar o rastro. Nosso ideal é a ação, o indivíduo não! Desterritorialização do não-lugar. Uma pá di gente. Eis o que tem cá. Eixada. .....Eixada é como se fosse um cartão de visita de um tempo, esse documentinho pretende colocar lado a lado colunas verticais que se sustentem. Enfileirar fazedores d’arte contemporâneos, nem os melhores, nem os mais aptos, mas os que responderam ao chamado do eixo. Em mil inserções diferentes, todos aqui presentes tem cara e braço para segurar o bandido, espantar a onça e bradar na passeata. Eixada.
Tuesday, December 08, 2009
Saturday, December 05, 2009
Gabriel Nascimento, hoje - 05.12
Bar Cultural Santo Remédio
Local - Pça. Elis Regina, Butantã-SP
(Travessa da Corifeu de Azevedo Marques)
Sábado, 05/12/09 às 21:30h
Músicas autorais nos ritmos de côco, xote, rap, reggae, samba, ijexá e bumba meu boi.
Não será cobrado couvert, só o que consumir!
Acompanhado por João Nascimento e Katia Matos(percussões).
Confiram os vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=C0_
http://www.youtube.com/watch?v=S
http://www.youtube.com/watch?v
http://www.youtube.com/watch
http://www.youtube.com/watch?v=4hnKuFxrW
Thursday, December 03, 2009
Poiesis Urbanus convida Lúcia Rosa - Dulcinéia Catadora
A palestrante Lúcia Rosa falará sobre seu projeto Dulcinéia Catadora, por meio do qual se produzem livros poéticos com materiais recicláveis e sucata, que normalmente encaramos como “lixo”, sem reconhecer seu aproveitamento artístico. Haverá também a apresentação de um filme no qual são mostradas poesias de Augusto de Campos em ritmo de Rap. A atividade faz parte do Curso Poiesis Urbanus, ministrado pelos poetas *Berimba de Jesus e Caco Pontes, junto à Escola Livre de Literatura - Casa da Palavra, em Santo André-SP, às sextas, das 19h às 21h. Lúcia Rosa é a última convidada para workshops, onde já passaram Ana Rüsche e Ademir Assunção e confeccionará um livro, com o nome do curso, em conjunto com os presentes, com organização dos *mesmos citados acima, contendo textos dos frequentadores. Compareçam!
Sexta, 04.12 - Grátis
Casa da Palavra - Praça do Carmo, 171, Centro, Santo André / 4992-7218
Wednesday, December 02, 2009
Falatório-dezembro
*para confirmar presença no debate, show e rango, sábado - 05.12, a partir das 16h.
Olá!
Por favor confirme sua presença no Falatório de Dezembro respondendo a este e-mail.
Importante:
1) No blog, há indicação de leitura, de vídeo, informações sobre os sons (mecânico e ao vivo), comida e bebida. Dê uma xeretada para saber o que ler, se inteirar, esperar e o que trazer para beber.
2) Pode ser que você não tenha reparado, então é bom dizer novamente: mudamos a sede deste Falatório. Será na casa do Alex, e lá a gente pode fazer barulho. O endereço é Rua Sílvio Sacramento, 105. A Sílvio Sacramento é a última travessa da Teodoro Sampaio (sentido centro), aquela ruazinha de paralelepípedo que dá no Hospital das Clínicas. Ou seja, é só descer no metrô Clínicas (se vier de metrô) ou no ponto do hospital (se vier de ônibus). Pra quem vem de carro ou moto, um aviso: a rua é contramão para quem vem subindo a Teodoro. Então, você pode tentar parar o carro na Arruda Alvim (a rua que vem antes, grudadinha) ou dar a volta na Dr. Arnaldo pra pegar a Cardeal descendo e já entrar na primeira rua à esquerda – a rua do posto.
3) Não esqueça de trazer sua bebida.
------------------------------
Monday, November 30, 2009
Friday, November 27, 2009
A-peladinha ataca novamente
28 de novembro – das 10 às 14h e das 15 às 21h
29 de novembro – das 15 às 21h
Wednesday, November 25, 2009
Mano Sacolinha re-lançando!
Ato contra o aumento de ônibus em São Paulo
Mas e quem pega ônibus todo dia? Não tem nada a dizer sobre isto? Te perguntaram alguma coisa? Acha natural que o ônibus aumente? Também acha que é inevitável?
Todo ano lemos nos jornais que os empresários pressionam a prefeitura para aumentar as passagens, para que possam continuar a lucrar. Cada um desses aumentos faz com que milhares de pessoas não possam usar os ônibus por não ter dinheiro para pagar a tarifa. Se o transporte é um direito do cidadão, não pode ser pensado enquanto lucro das empresas, mas sim como uma necessidade básica da população. Se ir e vir é um direito, o ônibus não deveria sequer ter tarifa.
Eles tentam nos convencer que é impossível barrar o aumento justamente porque eles sabem que nós podemos evitá-lo. Aconteceu em Florianópolis e em Vitória em 2005, quando a população dessas cidades barrou aumentos de tarifa. Em 2006, em São Paulo, mais de 2 mil pessoas saíram às ruas contra o aumento. É isto que as autoridades querem evitar, mas não vão!
O governo e a prefeitura investem na construção de pontes, túneis e na ampliação da Marginal, o que só beneficia os carros particulares. E direciona os investimentos em transporte coletivo não para os interesses do conjunto da população, mas apenas para algumas áreas da cidade: das muitas obras que serão construídas na cidade, por conta da Copa de 2014, grande parte está direcionada para a região sudoeste, com duas linhas de metrô (Linha 4-Vila Sônia e Linha 17-Morumbi).
As linhas prometidas para as outras regiões da cidade, como a Zona Leste, além de serem de uma qualidade inferior ao metrô (um sistema de monotrilho), têm prazos maiores de entrega e ainda estão em projeto. A verdade é que o poder público nos entende apenas como trabalhadores que têm que chegar aos seus locais de trabalho e não como pessoas com o direito de se movimentar pela cidade. Enquanto isso continuar, vamos seguir espremidos nos ônibus e metrôs, pagando cada vez mais caro por isso. Lutar contra o aumento é um primeiro passo para dizer que não aceitamos essa situação.
O conjunto da população pode e vai barrar este aumento!
Ato contra o aumento:
quinta-feira 26/11
concentração às 16h
no teatro municipal
saída em passeata às 17h30
Barrar o aumento será inevitável!
Rede Contra o Aumento da Tarifa
contraoaumento@yahoo.com.br
Reunião após o ato:
Sábado 28/11 às 15h30
Espaço Ay Carmela!
Rua das Carmelitas , 140 - Metrô Sé
Wednesday, November 18, 2009
quarta balada
Começa amanhã a 4a. edição da Balada Literária, capitaneada pelo incansável Marcelino Freire e eta danado, voce confere a programação completa clicando aqui.
Tuesday, November 17, 2009
Sunday, November 15, 2009
Buzo no Morro do Querô
Thursday, November 12, 2009
Penúltimo ZAP do ano HOJE!
Wednesday, November 11, 2009
"Nossa Balada Literária"
Monday, November 09, 2009
Moradores de rua sofrem com frio e descaso da prefeitura
Por: Rodrigo Rodrigues, Jornal Brasil Atual
Publicado em 03/06/2009, 12:50
Última atualização em 12:50
A madrugada de segunda para terça-feira foi a mais fria do ano na capital paulista. Os termômetros em São Paulo chegaram a oito vírgula dois graus na média e atingiram quatro graus em regiões mais distantes da cidade, como Parelheiros. Os mais prejudicados pela onda de frio foram os moradores de rua.
As entidades que ajudam os desabrigados denunciam que as peruas do CAPE, serviço da prefeitura que recolhe os moradores da rua nos dias mais frios, não estão funcionando. "Não tem vagas para todos, tem diversas pessoas dormindo do lado de fora dos albergues, dos que fecharam e dos que estão funcionando também", conta o coordenador do Movimento Estadual de Moradores de Rua de São Paulo, Sebastião Nicomedes.
Nicomedes saiu às ruas da cidade na madrugada desta quarta-feira (3) e encontrou uma situação desoladora, com pessoas sem cobertures, calçados nem roupas adequadas. Para se aquecer, grupos de moradores se juntavam em volta de fogueiras, correndo riscos de se queimar. "Mas eles não têm outra alternativa, sobrou o que para eles: fogo e cachaça", indigna-se.
Segundo Sebastião Nicomedes, faltam albergues emergenciais no Centro de São Paulo para atender a população de rua. Nos últimos dois meses a prefeitura fechou dois albergues na região, extinguindo quase 2 mil vagas. Ele sustenta que a administração municipal teve tempo de fazer contatos emergências para atender os desabrigados, mas não o fez.
"Desde o começo do ano, viemos nos preparando, falando sobre o frio, fomos até a secretaria que nos posicionou que as frentes frias iria começar em maio e iria até 31 de outubro", relembra Nicomedes "Aí chegou o frio, com a intensidade que já era esperada, e não houve nenhuma medida emergencial para as baixas temperaturas como estava combinado", lamenta.
Em nota, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura diz que já iniciou a operação “Baixas Temperaturas”, que na última noite recolheu mais de duzentos desabrigados da rua.
Entretanto, a Pastoral dos Moradores de Rua estima que o Centro tenha pelo menos cinco mil desabrigados. A administração Kassab afirma que 1.500 novas vagas serão abertas. Falta a prefeitura saber que, em tempos de frio, quem mora na rua tem pressa.
Ratos di Versos e Maloqueiristas na Satyrianas
Saturday, October 31, 2009
Ratos di Versos (RJ) - 20h
ÓperaRua - com Experimento Prosótypo & convidados - 21h30
Em frente ao Satyros I
1/11 (domingo)
Récita Maloqueirista e lançamento do livro A "Rainha de Sabah", de Karla Sabah - 17h
Espaço dos Parlapatões
2/11 (segunda)
Café Literário
Mesa: A poética da metrópole
Mediador: Roberto Moreno
Debatedores: Caco Pontes, Luis Francisco Carvalho Filho, Fernando Bonassi - 12H
Satyros I
Praça Roosevelt, São Paulo - Essepê.
Friday, October 30, 2009
Tuesday, October 27, 2009
Monday, October 26, 2009
performance cobras
Sunday, October 25, 2009
Friday, October 23, 2009
Cruzada Poética - palavra, expressão e ritmo
O júri será composto por 3 importantes poetas de gerações distintas – Marcelo Montenegro, Neuza Pinheiro e Rui Mascarenhas - com apresentação de Berimba de Jesus e Caco Pontes, também poetas e integrantes do Coletivo Poesia Maloqueirista.
Vencedores: serão 2, escolhidos ao fim da batalha, um através de voto popular do público presente e outro avaliado pelo júri composto.
Inscrições: no dia do evento, domingo, 25/10, até as 17h15
Premiação para os 2 vencedores
Do júri composto:
Livro - MEIOHOMEM, de Rui Mascarenhas
CD - Olodango, de Neuza Pinheiro
Do Coletivo Poesia Maloqueirista:
Exemplares da Revista Não Funciona
Do Catraca Livre:
1 par de ingressos para um filme da programação da Mostra Internacional de Cinema, durante o período de 27 de outubro à 5 de novembro.
1 par de ingressos para o espetáculo teatral “Restos” com Antônio Fagundes, na quinta-feira, dia 29 de outubro, no Teatro FAAP.
1 DVD do Movimento Elefantes, coletivo de big bands.
Regulamento Cruzada Poética
– cada participante poderá se inscrever com 3 poemas/textos, sendo todos de sua autoria;
– os textos lidos devem ter no máximo 3 minutos de duração;
– não poderão ser utilizados elementos sonoros ou cênicos durante a apresentação;
– um júri, formado por 3 poetas experientes no segmento, atribuirão notas de 0.0 a 10.0, após a leitura de cada poema;
– a platéia poderá participar atribuindo notas de 0.0 a 10.0, para cada um dos poetas, em uma cédula de votação que será distribuída antes da leitura de cada poema;
– a platéia dará apenas uma nota e, a partir deste resultado, será atribuída escolha do prêmio de público;
– as notas do júri com as notas da platéia serão somadas e expostas num quadro ao lado do palco onde todos possam ver;
– sempre um participante passará para a fase seguinte, escolhido através do voto popular, concorrendo com os demais, que serão definidos pelas notas do júri composto;
– todos os poetas participam da primeira rodada, as melhores notas ficam para participar das próximas até a terceira e última onde será decidido o campeão da competição em cada categoria (júri e voto popular);
Local: Centro Cultural Rio Verde
Rua Belmiro Braga, 119, Vila Madalena, São Paulo-SP
entrada franca
Wednesday, October 21, 2009
II Mostra Cultural da Cooperifa
Para conferir a programação completa, clique aqui.
Friday, October 16, 2009
Circuito das Poéticas Alternativas
Thursday, October 15, 2009
Wednesday, October 14, 2009
Não funciona 19 na Cooperifa!
Hoje, o lançamento da revista não funciona 19, será no tradicional sarau da cooperifa - nóis é ponte e atravessa qualquer rio... só chegar!
R. Bartolomeu dos Santos, 797 (próximo à Estrada do M´boi mirim), Jd São Luís, SP
Quarta, 14/10, às 21h.