Saturday, December 23, 2006
por Caco Pontes
Passada a maratona realizada pelo coletivo Poesia Maloqueirista, fazemos aqui um levantamento das sensações e experiências vividas neste período de 25/11 a 16/12, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, apelidada por nós como
“O aquário”. Nesta ocupação e apropriação que ocorreu em meio à aumento de ônibus, chuvas torrenciais, além das confusões urbanas, que sempre nos cercam, obrigando-nos a seguir os eternos planos B, que geralmente são um tanto improvisados, mas que acabam por nos salvar a pele no fim das contas...
malditos sejam(os)!
*R.A.D.A.R/ C.A.I-MAL
*Refeito Após Desastre Anacrônico Reacionário
Centro de Ação In-formal-espaço de proposição do caos cultural
O conceito R.A.D.A.R justifica esta nova empreitada que pintou pra gente, mantendo forte a sintonia com as principais tendências de arte contemporânea e independente, como já vínhamos fazendo desde setembro de 2005 quando essa louca viagem começou...
Nesta edição que também pode ser denominada Alagados/C.A.I-MAL, pois tamanha chuva invadiu o grande “aquário” e fez desta edição do evento a mais incomum e estranha, não que isso seja ruim, até porque caos cultural deve estar preparado pra essas coisas.Mas foi bem diferente, sem luz em cima, com velas, quase gótico, não fosse a força do Baque Bolado, que fez sua intervenção, inclusive para se comunicar com Sta.Bárbara (leia-se Yansã na cultura Afro-descendente), à "Duo Big Band" Sarabudja, Fred Barbosa, Lobão (1 da sul), Pilar e Pedro Lucas (mãe e filho) com a força de suas poesias, Zinho Trindade na responsa do freestyle, a irreverência d´A Pequena Japonesa, nós com o *Experimento Prosótypo e as eternas parceirinhas delicadas das “Encantadeiras” (Aline Reis, Inayara Samuel e Talita Del Colhado), com exposições de Rômulo Aléxis, Leila e Karol Pinheiro, sem edição nova da revista “Não Funciona”, pela primeira vez desde seu re-lançamento. Mas rolou dentro de nossas possibilidades. À boa vontade de quem colou na parceria: Seu Cláudio, Tito fazendo sua pesquisa de cultura popular, Super Júlia registrando nosso Maloca-Movie, os integrantes da nossa banda*(Jet, Xicó, Sabiá, Fadel, Tiago-Tripas) e por aí foi, outro ciclo c.a.i-malniano, que se fecha.
Debate: “A outra margem da poesia”
O bicho pegou no 1o debate organizado pelos maloqueiristas; não faltou arruaça: acidez de Pedro Paulo Rocha, sarcasmo do Carlos Careqa, ironia doce do Marcelino Freire, reflexões filosóficas e questionadoras do Tiago Mine, genialidade e simplicidade do Mauro Sérgio e moderação (necessária) do Vicente mediando a conversa, que teve seu pico de embate e polêmica a partir da provocação de uns espectadores, questionando valores do artista alternativo, causando uma maravilhosa rusga para não ficar no formalismo. A experiência foi intensa, depois Bar do Bill, comidinha caseira, cachaça, cerveja e bom bate-papo.
Concurso de poesia falada “Palavra Nenhuma”
Fomos surpreendidos, pois o concurso foi muito mal organizado, edital e regulamento demorou e só saiu na véspera, mas o bacana foram os kit´s literários que recebemos de doação, tendo como parceiros: Rato de Livraria, Frederico Barbosa, Marcelino Freire, Edson Lima (o Autor na Praça) , além de recebermos pessoas inusitadas que não tínhamos contato algum, confirmando as conspirações positivas do universo, como a Laís que chegou, participou e já garantiu vaga como membro efetivo do coletivo. É a nossa cara a mina, trincou no rolê...E o bom é que todos que participaram foram premiados devido às poucas inscrições, levaram pra casa pilhas de boa leitura, inclusive nossas amigas que acompanham o trabalho: Pilar e Fernandinha Rits, mas sem marmelada, foi voto de júri popular, na verdade uma grande brincadeira, valeu o exercício!
Sarau Maloqueirista
Proposta tradicional de livre expressão, com participações excelentes da Miriam (freqüentadora dos saraus do Nicanor, que também deu o ar da sua graça) tocando com sutileza e sensibilidade seu violão, cantando e encantando, além de várias pessoas que mandaram ver ali no momento, me falhando a memória para lembrar nome de todos... Mas a idéia é torná-lo tradição ano que vem para criar um fluxo contínuo. Lançamos a edição No.VII da revista “Não Funciona” na ocasião e saindo de lá fomos direto para a Rave Cultural na Casa das Rosas, agitar e tocar o terror com nosso megafone. Vendemos bem o novo exemplar e mais ainda o anterior com o belo marketing do Marcelino que atualmente tem lido seu conto, nos locais onde pinta, o “Da paz” publicado exclusivamente por nós (Não Funciona IV) , já que o “Estadão” vetou...Apresentamos com duas horas de atraso (6:00 a.m) nossa "interferência modulada" com programações eletrônicas sensacionais do Otávio Ortega, músico N´Os Sertões, do Teatro Oficina, participações do Jet, Tripas e Xicó (inseparável), além do sensacional Felip Flip, com “Eu não sou Chico Buarque” e abertura das “Encantadeiras”, amanhecemos no transe psicodélico e Break-Fast pros lariquentos da resistência de plantão!
Interferência Modulada
Esse evento botou pra fuder. Aquela velha história de tensão, atrasos, mas bombou conforme planejávamos. O povo vibrou com as performances poético-musicais de Encantadeiras, Marcelo Montenegro & Fábio Brum com suas “Tranqueiras Líricas” e nós na melhor apresentação dos últimos tempos com lo Experimento Prosótypo.
E pra levantar a moral lá no alto e avant (gard):
Dubversão-sistema de som, com ninguém menos que Yellow P.e Magrão estremecendo as paredes do aquário dando vazão às vozes poderosas do Mc Brother Culture:
Em 1982, Brother Culture, na época Kultcha B, era MCdo Jah Revelation Muzik Sound System que percorreupaíses como os Estados Unidos, Jamaica e Canadá. Em 1991 começou a cantar no "DuB Club" original de Londres. Ao longo de sua carreira visitou por volta de50 países como MC, da Jamaica a América do Norte,do México à África e também por toda a Europa. Pode ser escutado em produções dos selos Dubhead,M Records de Ryan Moore aka Twilight Circus, Roots Garden, System Error, Flex label, Dragonfly e LSDrecords.Nos últimos cinco anos envolveu-se em trabalhos com Nick Manasseh, um dos primeiros a introduzir oreggae dos Sound Systems nas rádios londrinas, além de acompanhar em turnês: Zion Train, Trojan Sound System do lendário selo Inglês que seusprimeiros lançamentos datam da fundação do Reggae. Além de Adrian Sherwood do revolucionário selo inglês ON-U Sounds, que tem no catálogo nomescomo Lee Perry, Bim Sherman e o grande Prince Far-I; além da “Lei Di Dai”, parceira querida desde os primórdios do C.A.I-MAL, que tem matéria publicada na edição atual da revista “Rolling Stone”, sendo considerada a “rainha do dancehall brasileiro”, aqui num é pouca coisa não galera.
Um agradecimento especial às pessoas que acreditam na Poesia Maloqueirista (essencialmente à Ana Rüsche) e aos que não acreditam, pois nos mantêm firmes e fortes na missão também. Ao Guia Boca-a-Boca que divulgou nossa série( fudidos sem assessoria de imprensa real) à Valéria Calado (que nos salvou todas as vezes que faltou eq.de som) ao Miguel do Dubversão que abraçou nossa empreitada, Davi Tavares e Karol Pinheiro, Sabrina, Dri , Júlia, Emília, Frederico Barbosa, às incontáveis pessoas que por aqui passaram e claro a Berimba de Jesus e Pedro Tostes, sem os quais nada disso seria possível. Uma excelente virada pra todos e ano que vem nos encontramos novamente para abalar as estruturas.
Diversão garantida ou sua televisão de volta!
Wednesday, December 13, 2006
Interferência Modulada
Interferência Modulada - apresentação de projetos que buscam a adequação
sonora da fala poética à variados ritmos musicais.
Atrações: Encantadeiras (Aline Reis, Inayara Samuel e Thalita Del Colhado)
Tranqueiras Líricas (Marcelo Montenegro e Fábio Brum)
Experimento Prosótypo/óperaóptica
(Berimba de Jesus, Don Caco, Pedro Tostes, Sabiá ,Thiago, Jet, Xicó, Fadel)
E para abalar as estruturas do Aquário, o convidado especial da noite é o
"Dubversão-sistema de som" em suas mesas valvuladas,
com selecta refinada de roots dub reggae.
Compareçam ao fechamento do ciclo maloqueirista/2006 e como já sabem:
Diversão garantida ou sua televisão de volta!
Data: 16/12/06
Local: Biblioteca Temática Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Shaumann, 777, Pinheiros-SP
(esq. Cardeal arcoverde, próx.à Pça Benedito Calixto)
à partir das 19 h / Entrada Franca.
Apoio Cultural: O Autor na Praça, Acepusp, Guia Boca a Boca
Realização: Poesia Maloqueirista
cai_mal@yahoo.com.br
Thursday, December 07, 2006
REGULAMENTO:
I - Das inscrições:
1 - O tema do concurso é livre e serão aceitos todos os estilos poéticos.
2- As inscrições estarão abertas a todos os presentes. O I Concurso de Poesia Falada Palavra nenhuma ocorrerá no dia 08/12/2006, às 20 hs, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (R. Henrique Schaumann, 777).
3- As apresentações não devem durar mais do que três minutos.
II - Da escolha dos vencedores.
1- A escolha será feita por juri popular.
2- O método usado para aferir será por aclamação.
3- As escolhas serão feitas através de eliminatórias com baterias de 3 poetas. O público escolherá um que prosseguirá em fase subsequente aonde haverá outra bateria até chegar-se aos vencedores. Podem haver repescagens para completar as baterias subsequentes.
III - Da premiação.
1- Os vencedores serão premiados com kits literários de diversos autores contemporâneos.
Tuesday, November 21, 2006

*ReFeito ApóS DESastre anaCRôNIco reaCIONário,
Poesia Maloqueirista orgulhosamente apresenta :
*R.A.D.A.R/ C.A.I-MAL
Centro de Ação In-formal
EsPaÇO dE PrOPoSiÇãO Do cAOs CultURaL
Abertura: Cortejo de maracatú com Baque Bolado
na Pça Benedito Calixto (17h30)
Recital : Frederico Barbosa, Marco pézão (Cooperifa),
Ana Rüsche, Pilar e Pedro Lucas, Joel Oliveira.
Música: A pequena japonesa, Sarabudja,
Experimento Prosótypo, Encantadeiras.
Especial- Projeto Baião de 2 (coord. Zulú de Arrebatá)
Performances: Carlos galdino e o Candieiro Incendiário, Juliana Barros, Irmãos Carozzi
Exposição: Mauro Sérgio, Mathiza, Gordo, Rômulo Alexis,
Karol Pinheiro, Davi Tavares, Jerry Batista
E ainda: Batalha de mc´s, com Dj Abatiatã e
apresentação da casa com Zinho Trindade
+ Preliminares do Concurso de poesia falada "Palavra Nenhuma"
E lançamento da revista "Não Funciona" no.7
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Av.Henrique Shaumann, 777, Pinheiros-SP
( próximo a pça benedito calixto)
Sábado 25/11 à partir das 16:00
com Projeções do "CactusIntactos"
entrada franca
Diversão Garantida ou sua televisão de volta!
Saturday, November 18, 2006
Saturday, November 11, 2006
Vem aí:
organização Poesia Maloqueirista
mais informações em breve: outrasmargens06.blogspot.com
e preparem-se para o "Supercoisa"
informações: supercoisa.blogspot.com
Tuesday, October 31, 2006
CEP
CEP 20.000 À VISTA EM SÃO PAULO
2 ÀS 6 DA MADRUGADA DE SEXTA FEIRA
DIA 3 DE NOVEMBRO
quem puder ir à são paulo será muito bem recebido.
quem estiver ou morar lá também.
alguns monstros sagrados do CEP já confirmaram.
conto com alguns poetas/escritores de lá: mário bortolloto, ademir assunção, marcelo montenegro, celso borges, marcelino freire, marcelo mirisola, ivana arruda leite, indigo, andré sant'anna, a galera da poesia maloqueirista e quem chegar na sintonia.
a festa vai ser boa. de tudo vai rolar. começa quinta às 18 hs
na praça roosvelt e vai até domingo.www.satyros.com.br -
o cep será na madrugada de sexta para sábado, de 2 às 6 horas. os poetas do CEP
entram nas horas certas e falam UM poema. só pra ver se estão vivos e bem dispostos.
o CEP será quase só poesia, mas espero alguns números de expressão corporal aleatória.
e alguns aguerridos coros desafinados. pândega à vista.
quem viver, verá. quem morrer, sobreviverá.
saudações siderais + saravazinho
chacal
http://chacalog.zip.nethttp://cep.zip.net
só o impossível acontece.o possível apenas se repete.
Tuesday, October 24, 2006
Antifilosofia?
da maré...
Lançamento da 2° publicação independente deste que vos escreve.
Compareçam ao batismo do meu segundo filho bastardo armado de poesia e fragmentos de prosa até os dentes!
Dia 26 de outubro de 2006.
Das 19h às 23h
*Happening
*Poesia
*Experimento Prosótypo/óperaóptica com Poesia Maloqueirista
“Diversão garantida ou sua televisão de volta”
O autor {ainda vivo!} estará autografando os livros e promete morrer cedo pra valorizar a obra!
A entrada é franca!
Dock Bar- Rua Haddock Lobo 40
Tiago Mine
Wednesday, October 04, 2006
Wednesday, September 20, 2006
Thursday, September 14, 2006
Manifesto

NÃO FUNCIONA. Um retrato, uma máquina enguiçada, pequenas partículas da urbanidade, uma tentativa de criar um olhar sobre um cenário. Muita gente circulando, dando a cara a tapa, criando, construindo um momento único – por suas características – que tentamos mostrar nestas páginas. Despretensão; a tentativa de não ser científico, mas intuitivo. NÃO FUNCIONA.
A engrenagem que não funciona sempre que você precisa mas você depende daquilo tudo e se revolta não entende é sempre assim parece lei de murphy coisa do caos é sempre comigo com você o sistema temos que burlar viver a margem, brasileiro é contraventor.
NÂO FUNCIONA. Pólos se equilibrando na corda bamba de juntar idéias e conceitos, cada um na sua e todos por uma mesma idéia. Na cidade dos desencontrados a tentativa de criar, através da junção de um evento e uma revista, conexões entre peças de tabuleiro desse imenso jogo cultural urbano. Um subproduto de uma vivência rica, conhecer pessoas, movimentos, sensações, trocas, toda uma rede que faz a urbes transbordar. NÃO FUNCIONA.
A negação disso tudo, a tentativa frustrada de não ser pretensioso ao passo da ação que, como todo sonho ou devaneio, pretende alcançar um ponto no horizonte - seja qual for. NÃO FUNCIONA.
Friday, September 08, 2006
Revista "Não Funciona"

Para adquirir edições anteriores na Revista " Não Funciona", enviar e-mail para: naofunciona@gmail.com
*******************************************************************************

Entre símbolos, cores e mensagens que disputam algum pedaço da cidade, estão também interagindo os transeuntes, que de repente deparam-se com um dos comuns cartazes; porém desta vez, o cartaz questiona e provoca; atrevido, não pede licença, mistura-se ao bombardeio de informações e sugere algo de mais humano no concreto.
Assim é a Poesia Cartaz, explorando a linguagem como um vestígio desses muros fragmentados; diante dela, as pessoas e a poluição visual misturam-se: universo poético x cotidiano urbano.
* texto publicado na revista "Não Funciona" Nº 3 (abril/2006) e exposição realizada no C.A.I-Mal (Centro de Ação In-formal) edições março, maio e julho/2006.
Friday, July 28, 2006
Descanso pra mente de domingo: não, não é TV!
cOMUNidadE uNião LitErÁrIA tRAnS-OnÍrIcA
CENTRO DE AÇÃO IN-FORMAL
(Espaço de Proposição do Caos Cultural)
Nem Só de status vive o artista
Experiência sensorial de imersão com a poesia e suas possibilidades.
Religare: forma-conteúdo.
Marca-se o rito de passagem, no etherno-retorno cíclico...
“A morte como fé, não como temor”
Sound System( pista):
Lei de Dai
Chars
Dj Dum Dum
Djembedon (a confirmar)
Aquilez
Poetas Convidados:
Pedro Lucas
Rubens Augusto
Donny Correa
Experiência Sensorial de imagens (projeções):
Mídia Zero
Música:
Kaddish
Groove
Encantadeiras
Performance:
Carlos Galdino e o Candieiro incendiário
Juliana Barros
Exposição:
Davi Tavares
Karol Pinheiro
Lançamento da revista "Não Funciona" edição No.5
REALIZAÇÃO:
Poesia Maloqueirista, Écos e IDCH
DIA e HORA:
30/07 - Domingo – à partir das 16 H
LOCAL:
IDCH (Instituto de Desenvolvimento da Consciência Humana)
Rua Correia Dias, 161-próximo ao metrô Paraíso (11. 2157.3720 )
INFORMAÇÕES:
www.idch.art.br (Écos-agenda noite)
www.poesiamaloqueirista.blogspot.com
Entrada: $ 10.00, grátis um exemplar da revista.
APOIO:
Acepusp (associação cultural dos estudantes e pesquisadores da usp)
http://www.acepusp.org.br
Wednesday, June 21, 2006
Tuesday, May 23, 2006
C.O.P.A - C.A.I-MAL (Complexo Ostensivo Poesia Armada - Centro de Ação In-formal)
Bloco do In-Formal e Fut-Lata
ARTES PLÁSTICAS:
FOTOGRAFIA:
INFORMAÇÕES: